Enoteca Fagales

For
Trabalho de conclusão do curso de Design de Interiores da Escola Técnica Getúlio Vargas.
Description

Conceito do Projeto

Baseado em conceitos históricos que envolvem o vinho em contos, histórias de impérios e reinados, de cerimônias religiosas, e todas as lendas que o envolvem ao longo de sua história tão antiga quanto a humanidade, a proposta para o ambiente é criar um mundo e mostrar a grandiosidade e riqueza da cultura do vinho, inserindo o vinho num contexto contemporâneo. Em um novo estilo de vida, um novo estilo de consumidor.

Referências Estéticas

O projeto está apoiado sobre contrastes fortes e harmoniosos. Em toda loja pode-se notar o Clássico contrastando com Contemporâneo. Há no projeto assoalhos escuros, móveis de madeira, paredes revestidas em madeira e linhas retas todos muito clássicos remetendo a tradição do vinho.Esses elementos por sua vez contrastam com peitoris e mantas de vidro, acabamentos em aço escovado, piso de mármore da cor de vinho e linhas curvas. As cores são trabalhadas de forma que distribuam o peso visual nos ambientes. Além destas características, há um jogo de proporção no espaço, onde grandes volumes visíveis, se equilibram perante amplos espaços que convidam o público a entrar.

Escolha do nome

O nome foi escolhido por dois motivos. Primeiro pelo fato de remeter a cultura e língua portuguesa, da qual fazemos parte e o fato dos Fagales serem cada vez mais raros. Dos sobreiros são retiradas a cortiça necessária para produção das rolhas. Bons vinhos para passarem 30, 40 e até 50 anos cutindo seu sabor em repouso necessitam de rolhas de qualidade. Assim, o nome faz uma referência a essa árvore tão importante na cultura Enófila.

O trabalho foi realizado no decorrer do segundo semestre de 2008 e apresentado em dezembro do mesmo ano.